quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Caracteristicas dos autores

D. Afonso Sanches (1289-1329) foi um nobre trovador, filho bastardo (depois legitimado) e predilecto de D. Dinis, havido de Aldonça Rodrigues Talha, e pretendente ao trono português.Foi senhor de Alburquerque, na Extremadura espanhola, senhor do castelo onde mais tarde D. Inês de Castro viveu vários anos. Deve-se-lhe a ele e à sua esposa, D. Teresa Martins, a fundação do Convento de Santa Clara de Vila do Conde, onde ambos estão sepultados. Em 1722, foi aberto o processo de beatificação deste casal. Na altura, o frade franciscano Fernando da Soledade escreveu um livro intitulado Memória dos Infantes, a atestar as suas virtudes.

Dom Pedro Afonso, Conde de Barcelos (1287 - Lalim, 1354) foi, segundo algumas fontes, o primeiro filho natural de D. Dinis e de D. Grácia Froes (de identificação insegura). Poeta e trovador como seu pai, teve um papel de relevo na vida política e sobretudo cultural do seu tempo, a ele se ficando a dever uma boa parte dos mais importantes textos da literatura medieval portuguesa.

João Zorro foi um jogral, português ou galego, que exerceu a sua actividade artística em Portugal na corte de D. Afonso III ou, como é mais provável, na de D. Dinis. Deixou sobretudo cantigas de amigo, dez ao todo, e apenas uma cantiga de amor. Tal como Martim Codax ou Paio Gomes Charinho, cantou principalmente temas relacionados com o mar. Pensa-se que duas das suas cantigas tenham sido compostas por ordem do rei, por ocasião do lançamento ao mar de algumas naus saídas dos estaleiros de Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário